Case de Medellín inspira ações criativas e sustentáveis‏ no sul da Bahia

Jorge Melguizo
Divulgação

Visitando a Bahia pela primeira vez, o ex-secretário de Cultura Cidadã e de Desenvolvimento Social de Medellín, Jorge Melguizo, foi o palestrante da abertura oficial da Jornada Oportunidades de Negócios na Floresta, que acontece de 29 de julho a 1º de agosto, no Centro de Convenções de Ilhéus. Abordando o case da metrópole Colombiana, que tem 2,5 milhões de habitantes, ele mostrou as iniciativas que tornaram a cidade uma referência mundial em economia criativa.

“Antes, Medellín era conhecida pela guerrilha e narcotráfico; uma violência que matou 60 mil pessoas em 20 anos. Hoje, nossa experiência ilustra um novo modelo de transformação urbana e de cidadania, que pode ser seguido por outras cidades, como Ilhéus”, afirmou Melguizo.

Apoiado no conceito de sustentabilidade, o evento é gratuito e tem, simultaneamente, uma Feira de Oportunidades com exposição de produtos e apresentações artísticas. “O desenvolvimento sustentável é a base de uma relação onde todos ganham, porque promove o crescimento, a preservação do meio ambiente, a paz, a justiça social”, explicou a gerente regional do Sebrae Ilhéus, Claudiana Figueiredo.

Entre os participantes estava a prefeita do município de Una, no Sul da Bahia, Diane Ruscielle, que afirmou ter vindo a Ilhéus atraída pela temática da palestra. “Quero buscar ideias criativas para aplicar na cidade que governo, porque acredito que a preocupação do poder público deve ser a criação de uma ambiência favorável às micro e pequenas empresas, e o Sebrae tem sido parceiro em nossos empreendimentos”, destacou.

Outra participante foi a servidora estadual Mariza Reis, de Ilhéus, que também visitou o local em busca de novos conhecimentos e qualificação. “Sempre me envolvo em projetos que sejam de interesse da cidade em que vivo, porque aposto em seu crescimento”, revelou.

Presentes na Feira de Oportunidades, no saguão do Centro de Convenções, as microempreendedoras individuais e irmãs Islândia e Nancy Pereira expõem produtos feitos com material reciclado, como carteiras, chaveiros e suportes para panos de prato. Com vontade de aprender mais, elas deram uma pausa do estande e foram ao auditório acompanhar a palestra. “Estamos aqui procurando novos ensinamentos para crescer mais”, contou Islândia.

A Jornada Oportunidades de Negócios na Floresta é uma realização do Sebrae, Instituto Arapyaú e Instituto Cabruca. Inscrições e mais informações podem ser obtidas no local ou no Ponto de Atendimento do Sebrae em Ilhéus, na Praça José Marcelino, nº 100, Centro, ou pelo telefone